quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Municipio de Araruama homenageia guerrilheira Maria Alice com seu nome em Travessia

Maria Alice uma heroica guerrilheira 
Em Araruama, movimentos progressistas detectaram o valor da mulher Maria Alice. A morte dessa querida camarada, em 25 de maio de 2012, é uma dor que irá doer por muito tempo, até virar uma doce e sublime saudade. 

Após a morte de Maria Alice, na cidade de Araruama, onde viveu seus últimos anos, surgiu um Movimento em Defesa da Memória de Maria Alice. A ideia inicial foi homenageá-la dando seu nome a um logradouro público da cidade. Outras atividades viriam a seguir, justificando assim um Memorial, cuja finalidade será identificar, coletar, tratar, preservar e disponibilizar para o público em geral a documentação e registros gerados sobre sua heroica vida.




A razão desse pleito foi a gloriosa vida de Maria Alice. Ao lado de seu companheiro Sebastião Braz enfrentou corajosamente as forças golpistas que derrubaram o governo constitucional de João Goulart, em 31 de março de 1964. Muitos revolucionários de então receberam apoio e guarida em seu modesto lar. Maria Alice abriu as portas de sua casa carinhosamente,corajosamente e conscientemente para acolher os líderes guerrilheiros Stuart

Angel e Carlos Lamarca. Ela integrou o Comitê Brasileiro pela Anistia. Fez muitos “panelões” de comida para os presos políticos do Presídio Frei Caneca. Foi uma das fundadoras do Grupo Tortura Nunca Mais, onde se destacou na dura tarefa de buscar os restos mortais dos desaparecidos políticos da ditadura militar. E acima de tudo lutou durante toda vida por uma sociedade justa, fraterna e igualitária. 


O poder público de Araruama foi sensível aos reclamos da comunidade. No começo, André Mônica, ainda prefeito da cidade, apoiou o movimento. A seguir,Miguel Jeovani, atual Prefeito de Araruama, sancionou o projeto de Lei, de autoria do Vereador Marcelo Amaral, que muda o nome da Travessa Ipsilon, no bairro da Pontinha, para Travessa Maria Alice de Lima Braz, logradouro onde a patriota e revolucionária Maria Alice morou. Esta foi uma grande vitória dos movimentos progressistas da cidade.

Em 27 de julho, em frente à casa onde morou Maria Alice, às 15 horas, aconteceu as festividades de inauguração da placa Travessa Maria Alice de Lima Braz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário